Refluxo é o termo usado quando o alimento que está no estômago volta até o esôfago, às vezes até a boca.
Como melhorar o refluxo do bebê
Nem todos os bebês que sofrem de refluxo necessitam de medicação, mas é imprescendível o parecer e acompanhamento de um pediatra de sua confiança. Ficam aqui algumas dicas simples de executar para que o seu bebê consiga lidar com o desconforto provocado pelo refluxo, fazendo com que o mesmo seja expelido.
Caso o refluxo não melhore pode ser que precise entrar com medicamento, lembrando sempre que o mesmo DEVE SER RECEITADO POR UM PROFISSIONAL.
Antes e depois da alimentação
Deixe o bebê numa posição verticalizada, ou seja, encoste o peito dele no seu, cerca de 30 minutos depois das refeições do bebê. Isso ajudará a manter o alimento no estômago. Depois da amamentação mantenha o bebê calmo e livre de grandes movimentos. Se precisa complementar com fórmula prolongue um pouco mais os 30 minutos, pois a fórmula é de digestão mais lenta que o leite materno.
Cadeirinha do bebê
Algumas cadeirinhas de usar nos carros não evitam que o bebê se mexa muito, colocando por vezes pressão adicional na barriga com os cintos, aumentando o refluxo. Neste caso não há muito o que fazer, mas na hora da compra, procure uma que seja adequada no que diz respeito as regras de segurança e ao mesmo tempo confortável. Você vai aprender na prática como deixar o bebê o mais confortável possível.
Posição para dormir
Dependendo da gravidade do refluxo, o bebê tem que dormir praticamente em pé. Existem hoje no mercado produtos específicos para este problema, como cadeirinhas e travesseiros. Geralmente os bebês não gostam muito do travesseiro, mas é necessário. Pode também elevar o berço com um tipo de calço nos pés. Alguns bebês já se mexem a partir do 2º mês, então seria melhor colocar uma proteção ao redor dele, o chamado "segura neném".
Durante o dia
Quando for levar o bebê pra passear de carrinho, deixe numa posição ligeiramente elevada. Além de ser uma boa medida, ajudará o bebê a relaxar com os movimentos ritmados do passeio e logo ele chorará menos, diminuindo o refluxo.
Alimentação para melhorar o refluxo
Comida do bebê
A melhor opção para alimentar um bebê que sofra de refluxo é certamente o leite materno, pois é menos hipoalergénico do que a fórmula, e de mais fácil digestão. Se o leite materno não for suficiente, o cuidado na hora da complementação deve ser maior. Caso o bebê sofra de intolerância ou de alergia à lactose, utilizar fórmula à base de lactose poderá piorar muito o refluxo. Informe-se com o pediatra do bebê sobre o tipo de alimentação possível neste caso.
Ao terminar de amamentar deve sempre colocar o bebê para arrotar.