Desenvolvimento da criança
Desenvolvimento da criança

Desenvolver-se é crescer, aprender e fazer coisas novas, diferentes. Cada criança tem um jeito próprio de se desenvolver. Conversar e brincar com o bebê com muito carinho, desde o nascimento faz com que ele se desenvolva.

É muito importante para a saúde do bebê e da mãe que a amamentação comece logo após o nascimento. Isso contribui para deixar os laços entre mãe e bebê mais fortes. O bebê gosta muito quando a mãe fala e canta pra ele.

No início da vida, as crianças se comunicam pelo choro. Ele é uma forma de demonstrar seus desconfortos: fome, frio, calor, dor, cólica, cansaço e insegurança. É importante que os pais procurem entender o que está acontecendo para resolver cada situação, cuidando, conversando e protegendo com afeto. Aos poucos, os pais vão percebendo e reconhecendo as necessidades e o jeito de ser de cada criança.

À medida que a criança cresce, é preciso que aprenda o que pode e o que não pode fazer e a identificar as situações de perigo. Por isso, os limites precisam ser ensinados com clareza e carinho. Morder, chutar e bater são comportamentos frequentes nos primeiros anos de vida e , por isso, é necessário desde cedo conversar a respeito cada vez que a criança agir de forma agressiva. Muitas vezes a criança quer testar os pais para saber até onde elas conseguem o que querem. Neste momento prevalece o bom senso e o tato dos pais para lidar com a situação.

Birra e desobediência são atitudes de confronto e fazem parte do desenvolvimento da criança, mas os pais não devem ceder aos seus caprichos.

É muito importante respeitar a criança para que ela aprenda a respeitar os outros. Lembre-se que o exemplo é o melhor aprendizado.

*NÃO EXIJA DA CRIANÇA MAIS DO QUE ELA É CAPAZ DE ENTENDER E REALIZAR."